SEJA MUITO BEM VINDO AO BLOG DO GRUPO ESPÍRITA ALVORADA DA PAZ - BAGÉ, RS - BRASIL

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

 AIDS
JOSÉ RAUL TEIXEIRA
 
 DOS PRIMEIROS DIAS DO CRISTIANISMO, TEMOS NOTÍCIAS DO ISOLAMENTO SOCIAL AO QUAL ERAM RELEGADOS OS PORTADORES DA LEPRA. HOJE, ALGO SEMELHANTE PARECE ESTAR ACONTECENDO COM OS AIDÉTICOS. COMO DEVERIA AGIR A SOCIEDADE COM RELAÇÃO AOS PORTADORES DA AIDS?

  O medo da lepra, no passado, como na atualidade, decorria da ignorância do que fosse tão implacável moléstia. Não se conheciam sua origem, poder de contágio, fórmulas para a sua cura. No tocante aos casos de aids, ou sida o problema não é diferente. O povo vê uma doença que destrói, gradualmente, o seu portador, promovendo tormentos não somente em nível físico, mas, e principalmente, os problemas morais-emocionais, decorrentes de tudo quanto cerca o aidético. Assim, tomando-se em conta as desinformações, as contra-informações, e os altos índices de contágio, atingindo desde recém-nascidos a idosos, numa sanha sempre cruel, não é de estranhar-se a instalação do regime de pavor e o conseqüente estado de preconceito, que se insurge no seio social.
     Numa sociedade cristã, porém, a visão do aidético deveria sugerir o oferecimento da mão fraternal, da assistência amiga, da presença confortadora, àquele que marcha, inarredavelmente, para o decesso corporal. Tudo isso, então, mostra-nos a fragilidade da nossa fé, a impiedade que ainda nos sujeita, e o alto nível da ignorância, que devemos aprender a dissipar.


   COMO DEVE SER O COMPORTAMENTO DA FAMÍLIA, QUANDO DETECTAR QUE UM DOS SEUS MEMBROS ESTÁ COM AIDS?


  O comportamento de toda pessoa lúcida. Após a constatação, a busca dos cuidados médicos e psicológicos, considerando-se que o portador do vírus necessitará desse apoio; a procura do arrimo da fé, não para as choramingas infantis e impertinentes de quem deseja que Deus faça milagres, mas, para o sustento moral no testemunho difícil, ante a certeza dos passos terminais aos que a síndrome conduz.


   RAUL, SUGIRA ALGUMAS ORIENTAÇÕES AOS PAIS, PARA QUE ELES POSSAM MELHOR INFORMAR AOS SEUS FILHOS, OBEJTIVANDO EVITAR QUE SEJAM CONTAMINADOS PELO VIRUS DA AIDS.

  Todas essas orientações esperadas encontram-se nas bases de uma digna educação moral dos filhos. Desde novinhos, o hábito do diálogo, das conversas claras e honestas, sem incutir pavores, sem liberalismos perigosos. Na esfera do uso de drogas injetáveis ou do uso do sexo desorientado e perturbador, chega a educação como elemento profilático de urgência, educação que os pais, muitas vezes, relegam à escola, a professores ou mesmo aos colegas da rua, sem coragem de abordar o problema, com a profundidade que lhes seja possível e com a verdade que o amor determina.
     Os pais que tenham filhos dependentes do recebimento de sangue, em institutos correspondentes, em razão de enfermidades variadas, ou em virtude de cirurgias diversas, deverão ter o cuidado de verificar se o sangue utilizado passou pelos indispensáveis exames de qualidade, etc., etc. Há que pensar-se que, à medida em que a sociedade seja devidamente educada, de modo amplo e sério, a tendência aos contágios de aids diminuirão, como ocorre com tantas outra doenças contagiosas.


   A AIDS É UM CASTIGO DE DEUS PARA OS QUE VIOLAM OS PADRÕES MORAIS DA SOCIEDADE?


  Não poderia haver concepção mais distorcida e retrógrada quanto às perfeitas Leis de Deus. Sendo Deus o Pai de amor, jamais castigaria os filhos, postos sobre o solo dos mundos com a missão de aprender, de aprimorar-se de cooperar na Sua obra, de modo soberbo. A aids é resultado das múltiplas realizações do Espírito imortal, ao longo do tempo, oportunizando o aprendizado de que tem necessidade, tanto quanto vem aprendendo com a cólera, com a tuberculose, com a sífilis ou com o câncer. É um desafio ao progresso do ser, uma vez que os corpos tombam, derreados pelos vírus mortal, mas ressurge o ser eterno com bagagem de novas conquistas, para que não seja perturbado, nunca mais, por essas micro-vidas, em virtude das mudanças do campo psíquico, que a mazela lhe proporciona.


   OS ESPÍRITOS TÊM DITO ALGO SOBRE AS PERSPECTIVAS DE DESCOBERTA DE MEDICAMENTOS PARA A CURA DA AIDS?

  Os bons espíritos tem sempre acenado com os progressos da farmacologia, da bioquímica, o que, a seu tempo, proporcionaria aos homens a descoberta dos “anti-aids”, tão logo a humanidade tenha chegado ao momento de conquistar essa láurea abençoada.


  O QUE O CENTRO ESPÍRITA PODE FAZER PARA SOCORRER OS AIDÉTICOS QUA A ELE APORTEM?

  Na esfera dos seus atendimentos, desde os atendimentos fraternos por meio da assistência dos diálogos, do envolvimento amigo, até os campos da sua fluidoterapia, que em muito, auxiliaria aos companheiros marcados pela aids a superar tormentos morais e mesmo dores físicas. Entretanto, em nenhum caso, prescindirá o companheiro aidético dos cuidados médicos mais específicos possíveis.

RAUL, DIGA ALGUMA COISA AOS IRMÃOS QUE SÃO PORTADORES DA AIDS.

Aos meus irmãos assinalados pelo vírus da aids, em estado de enfermidade insidiosa, gostaria de dizer-lhes sobre a necessidade de não se deixarem abater. Ninguém dúvida das marcas doloridas que lhes carcomem as almas, entretanto, é bom saber que Deus vela, que Deus sabe das razões mais profundas de tudo. Razões que, possivelmente, vocês jamais tenham confidenciado a ninguém, mas que Ele sabe. E, por saber, envolve-os sempre com o Seu amor infindo, concedendo-lhes energias novas e força íntima, a fim de que meditem sobre a vida e sobre o significado libertador da desencarnação, enfrentando toda a sua situação com ardente confiança no poder do amor de Deus, que os vai encontrar através de mãos amigas e vozes queridas, ajudando-os na travessia difícil dessas horas de testemunho, quando a coragem é fundamental.
 
 

Nenhum comentário: