SEJA MUITO BEM VINDO AO BLOG DO GRUPO ESPÍRITA ALVORADA DA PAZ - BAGÉ, RS - BRASIL

quinta-feira, 30 de setembro de 2010


 CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR E SUA RELAÇÃO COM A MEDIUNIDADE

Quando analisamos as relações de qualquer transtorno com a mediunidade, precisamos fazer considerações em dois sentidos. O primeiro deles, sobre a possibilidade da mediunidade provocar o Transtorno Bipolar do Humor (TBH). O segundo, quanto a possibilidade do Transtorno Bipolar facilitar as manifestações mediúnicas, bem como as repercussões deste quadro no mediunato.
Inicialmente, cumpre destacar que o Transtorno Bipolar do Humor (TBH), também conhecido como Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) ou, antigamente, como Psicose Maníaco Depressiva (PMD), é uma doença relacionada ao humor ou afeto, classificada junto com a Depressão e Distimia. O TBH se caracteriza por alterações do humor, com episódios depressivos e maníacos ao longo da vida.
A possibilidade de a Mediunidade provocar a loucura já era uma preocupação de Allan Kardec na época da Codificação, tanto que questionou os Espíritos Superiores sobre o assunto no Capítulo XVIII - "Dos Inconvenientes e Perigos da Mediunidade", presente na obra 'O Livro dos Médiuns'. Esclarecem os Benfeitores Espirituais que "a  mediunidade não produzirá a loucura, quando esta já não exista em gérmen; porém, existindo este, o bom-senso está a dizer que se deve usar de cautelas, sob todos os pontos de vista, porquanto qualquer abalo pode ser prejudicial" (questão 5 - grifo nosso). Portanto, mais importante do que a mediunidade ou qualquer outra coisa, são os fatores predisponentes para que o Transtorno se instale.
Neste sentido, pesquisas recentes têm demonstrado a relevância da hereditariedade nos casos de Transtorno Bipolar. "Compreende-se que o aparecimento (...) dependa da presença de um conjunto de genes de suscetibilidade, os quais, ao sofrerem influência do meio, manifestam-se precipitando as alterações necessárias para a eclosão da doença em questão" (Ballone, G.J. - Transtorno Afetivo Bipolar, in. PsiqWeb, internet, disponível em www.psiqweb.med.br, 2005). E os principais fatores ambientais identificados pelas pesquisas são a condição socioeconômica desfavorável, bem como com o desemprego, baixa renda e estado civil solteiro. Portanto, deve-se rejeitar a possibilidade da mediunidade provocar o Transtorno Bipolar. No entanto, abster-se de exercício mediúnico nos diversos quadros de transtornos desta natureza é exercício recomendável de prudência.
A segunda possibilidade a ser considerada é o Transtorno Bipolar potencializando as manifestações mediúnicas. Para o médico psiquiatra e membro da Associação Médico-Espírita de Goiás (AME-GO), Luiz Antônio de Paiva "o transtorno bipolar do humor parece ser um facilitador da manifestação de faculdades mediúnicas, o que junto às afinidades espirituais do passado e seus compromissos, vulnerabilizam sobremaneira o enfermo, que se torna assim presa fácil de múltiplos fatores alienantes" (do artigo 'Contribuição Espírita ao Transtorno Bipolar', publicado na Folha Espírita de agosto/2006). Percebemos, portanto, que o médium acometido pelo TBH não possui condições adequadas para o exercício mediúnico. Kardec recomenda que, do exercício da mediunidade, "cumpre afastar, por todos os meios possíveis, as [pessoas] que apresentem sintomas, ainda que mínimos, de excentricidade nas idéias, ou de enfraquecimento das faculdades mentais, porquanto, nessas pessoas, há predisposição evidente para a loucura, que se pode manifestar por efeito de qualquer sobreexcitação" (item 222 de 'O Livro dos Médiuns', grifo nosso).
E o psiquiatra goiano vai além, orientando que "não raro, os portadores de TB trazem um séqüito de cobradores do passado que podem vir a ser soezes obsessores, complicando um quadro já em si complexo e difícil". E recomenda: "sob o ponto de vista espiritual, stricto sensu, a reforma íntima, a vigilância e a oração, o propósito no bem, as ações beneficentes constituem-se na melhor profilaxia e tratamento" (Paiva, Luiz Antônio - Contribuição Espírita ao Transtorno Bipolar - Publicado na Folha Espírita em agosto de 2006).
Identifica-se, portanto, inúmeros inconvenientes para o exercício das faculdades mediúnicas quando presente o Transtorno Bipolar de Humor, que podem repercutir expressivamente na boa harmonia do Grupo Mediúnico. Cumpre ao Dirigente da equipe mediúnica orientar o médium neste sentido, até mesmo solicitando o afastamento do mesmo até que as condições ideais para a participação nos trabalhos estejam satisfeitas.

Nenhum comentário: