SEJA MUITO BEM VINDO AO BLOG DO GRUPO ESPÍRITA ALVORADA DA PAZ - BAGÉ, RS - BRASIL

segunda-feira, 18 de junho de 2012

NOSSOS TALENTOS
A “parábola dos talentos”, que Jesus entregou à humanidade é um expressivo apelo ao bom aproveitamento de todos os recursos e disponibilidades que temos, objetivando nosso aprimoramento espiritual, enquanto agimos no meio social em que vivemos.
Toda criatura os possui, umas mais outras menos, isso, obviamente, de acordo com a capacidade de cada uma, mas ninguém se apresenta aqui na Terra sem carregar consigo enormes possibilidades de progresso e prosperidade.

            O que precisamos, com urgência, é descobri-los e multiplicá-los, pois que a exemplo da citada parábola, o medo não serviu de desculpa ao servo temeroso, que enterrou o seu talento e foi lançado “as trevas exteriores, onde há choro e ranger de dentes” (Jesus - Mateus, 25:30), ou seja, onde, por certo, colheu o resultado infeliz da sua apatia, inércia e preguiça, enquanto aqueles que multiplicaram os talentos, “entraram no gozo do senhor” 

(Jesus - Mateus, 25 : 21 a 23), isto é, receberam como prêmio a paz decorrente da consciência tranqüila nos deveres fielmente cumpridos.
            Nossos talentos são tantos e se bem aproveitados renderão colheitas preciosas, capazes de nos aproximar, sentimentalmente, do coração de Jesus Cristo, que é, incontestavelmente, o guia e o modelo a ser seguido pelos homens, que anseiam arduamente viverem em paz e no clima confortável da serenidade.
            Com o talento da inteligência podemos criar mecanismos que possam amparar aos menos dotados intelectualmente e que seguem pela vida necessitando de algum tipo de amparo e proteção.
            Com o talento da palavra podemos consolar irmãos em penúria, que padecem dores físicas e morais, aliviando, mesmo que seja um pouco, a carga dos seus padecimentos.
            Com o talento da paciência e da renúncia podemos conviver com criaturas problemáticas e desequilibradas, procurando socorrê-las, com a proposta de tranqüilizar, dentro do possível, seus corações torturados e suas mentes desarrumadas.
            Com o talento da caridade podemos descobrir lares onde a miséria se instalou e levar um pouco de conforto e esperanças aos que jazem famintos de alimentos e de fé, mostrando a eles novos horizontes e novas perspectivas de vida.
            Com o talento do trabalho voluntário podemos dedicar horas em atividades assistências e de promoção humana, servindo em instituições que se ergueram com essa proposta e que, freqüentemente, laboram com extrema carência financeira e de material humano, no desenvolvimento das suas programações.
            Com o talento do otimismo e da alegria podemos levar uma mensagem de alívio a tantos irmãos que padecem algemados no desespero, na revolta e no ódio, vivendo dias conturbados pelo rancor e pela mágoa, propondo desobstruir suas visões turvas sobre a vida.
            Com o talento da audição podemos nos colocar ao lado de quem vive na solidão, para ouvir seus lamentos, suas queixas e suas aspirações, no desejo firme de algo fazer em seu benefício, pois são poucos aqueles que tem tempo e disposição para escutar o que um coração sofrido tem a dizer.
            Com o talento da fé convicta de que Deus, nosso Pai Amorável, tudo faz para o nosso bem e para o nosso crescimento espiritual, condição que nos assegura paz interior e serenidade diante da vida, podemos espalhar, mediante nossa postura, uma mensagem de confiança e tranqüilidade, capaz de contagiar a muitos.
            Portanto, não percamos tempo e nem adiemos mais a multiplicação dos talentos que nos foram confiados por Deus, pois a qualquer momento podemos ser chamados a prestar contas do que recebemos e como vamos comparecer diante do Senhor?

  

Nenhum comentário: