SEJA MUITO BEM VINDO AO BLOG DO GRUPO ESPÍRITA ALVORADA DA PAZ - BAGÉ, RS - BRASIL

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A TAREFA DOS PAIS

Os Espíritos dos pais exercem alguma influência sobre os dos filhos, após o nascimento destes?
      
---- Exercem, e muito, pois como já dissemos, os Espíritos devem concorrer para o progresso recíproco. Pois bem: o Espírito dos pais tem a missão de desenvolver o dos filhos pela educação: isso é para eles uma tarefa? Se nela falhar será culpado”. ( Questão 208, de “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec).

      Educar é bem diferente de instruir.
      Instruir é obter conhecimentos através dos livros, das experiências do cotidiano, das pessoas mais preparadas e é tarefa básica das escolas e universidades, enquanto educar é formar caráter e essa é uma atribuição típica da família, especificamente dos pais.
      Uma criatura pode ser instruída sem ser educada. Osama Bin Laden, por exemplo, é extremamente instruído, pois que conseguiu aterrorizar os Estados Unidos, num ato terrorista em 2001, mas desprovido de caráter, uma vez que promoveu a morte de milhares de inocentes. Já quem é educado também possuiu instrução, pois que um caráter bem formado é dotado de profundos conhecimentos.
      Daí a importância e o valor da família, principalmente dos pais que tem a decisiva tarefa de educar os filhos. Tarefa, aliás, extremamente difícil, mas imprescindível para a formação de uma sociedade nos padrões da decência, dignidade e honradez.
      Diante da quantidade imensa de informações diárias que recebemos, oferecida pela tecnologia do momento, nossas crianças, adolescentes e jovens vivem cercados por elas, fazendo com que seus raciocínios se motivem e desenvolvam com rapidez incrível, chegando a nos surpreender em várias ocasiões com questionamentos, perguntas e colocações que jamais imaginávamos que partissem deles naquele momento. Então os pais ou responsáveis, têm necessidade de redobrarem a atenção e o cuidado com eles, pois se não ocuparem suas mentes com o que saudável, terão espaços para absorver o que é indevido, inútil e perigoso.
      E esse descuido, desinformação ou indiferença dos genitores tem permitido a formação de uma infância, adolescência e juventude comprometidas, onde a ausência dos valores básicos da ética, respeito e conhecimento dos limites tem proporcionado o surgimento de imensos dramas familiares e sociais, com sérios e muitas vezes irreparáveis prejuízos físicos e morais.
      Inúmeras famílias choram no presente dores e sofrimentos que poderiam ter sido evitados se tivessem atentado para os deveres e obrigações da paternidade em dias do passado.
      A maior e mais profunda lição que os pais podem ensinar aos filhos é a do exemplo digno. As palavras ensinam, mas os bons exemplos marcam. E os nossos rebentos vêem, detalhadamente, tudo o que fazemos.
      Assim, antes de gritarmos por um mundo melhor, mais humano e fraterno, observemos como estamos preparando os nossos filhos para viverem nele. Muitas vezes a paz que buscamos no meio social não conseguimos manter nem dentro do nosso lar. Ainda, não podemos olvidar que a sociedade a que pertencemos é formada por nós mesmos. As crianças, adolescentes e jovens que fazem uma mocidade ajuizada ou desajustada moram em nossas casas.
      É extremamente complexa a tarefa da educação dos filhos, mas os pais não tem outra alternativa a não ser educar. Obviamente que cada genitor terá que encontrar as maneiras de educar o filho que está sob seus cuidados, tomando por base a personalidade dele, mas terá que educar. Por certo não será fácil fazer dos filhos modelos de virtude, mas valerá o esforço para ajudá-los a serem homens de bem.
      Ou fazemos isso com imensa responsabilidade ou então nos preparemos para a colheita amarga das decepções que por certo virão.
      Reflitamos...

Nenhum comentário: