SEJA MUITO BEM VINDO AO BLOG DO GRUPO ESPÍRITA ALVORADA DA PAZ - BAGÉ, RS - BRASIL

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013



NATUREZA HUMANA
À primeira vista, o que ressalta no homem é a sua natureza humana. Porém, este aspecto é apenas o envoltório externo que identifica a criatura aferindo-lhe características que a diferenciam entre as demais.
A verdadeira identidade está no espírito, único, imortal, criado por Deus para aprender e evoluir.
Quando vemos um grupo de pessoas discutindo sobre qualquer assunto, cada qual olha para o companheiro que fala, enxergando apenas um corpo que se manifesta, mas que na realidade é retransmissor da capacidade do espírito que o preside. Tudo isto equivale a dizer que somos espíritos manifestando-se através de corpo físico. É importante nos determos nestas considerações, para que as nossas avaliações não fiquem restritas à superficialidade do que a visão e a audição física nos oferece.
Devemos lembrar a condição espiritual de todos nós, e desta forma será mais fácil afastar os muitos preconceitos que orientam a nossa forma de agir.
Os julgamentos que temos por hábito fazer são sempre colocados na condição atual daquele que visamos, esquecendo que a manifestação de hoje está quase sempre ligada às ações de ontem (reencarnações passadas), certamente a nossa postura seria diferente.
A Humanidade, ao longo do tempo, tem apresentado ciclos diversos em que imperam hábitos e costumes que acabam por formar a cultura da época.
Na nossa atualidade sobressai a tecnologia, levando o homem a única vida bastante dependente das máquinas e afins. Percebemos que isto é um desenvolvimento conquistado, mas se pode esquecer a ética e a moral na condução dos avanços científicos e técnicos. Assim como, não pode o esquecer seu comportamento frente às mais diversas questões que hoje enfrenta.
Falando ainda da natureza humana, somos espíritos identificados com os sentimentos e isto constitui a parte mais importante da nossa formação.
Possuímos a razão e por ela devemos desenvolver o amor como Jesus nos ensinou. Quando em nossas vidas desprezamos o verdadeiro amor, perdemos o rumo e nos deixamos levar por caminhos escuros, sempre com nefastas consequências. A toda ação corresponde uma reação, e esta lei deveria nortear o rumo da nossa vida. Infelizmente, esta realidade é pouco lembrada e por isso nos deparamos com tantas tragédias.
Não há como negar que a Terra está passando por um período de transição, cujos reflexos atingem a todos.
Estamos numa época em que precisamos evitar as tentações o que significa voltar aos ensinamentos de Jesus sobre o “Vigiai e Orai”.
Em todos os setores há que se cuidar para que a paz prevaleça e a caridade seja praticada. Especialmente, no seio da família, quantos dramas se desenrolam que poderiam ser evitados se houvesse mais compreensão.
Um dos maiores flagelos dos nossos dias é a escalada das drogas que vem destruindo tantos jovens e esfacelando tantas famílias.
Sabemos que esta questão é por demais complexa e não temos a oferecer nenhuma receita mágica.
No entanto, enfrentar o problema e trabalhar com a força do amor – ensinado por Jesus - é um meio de conseguir melhorias. Enfrentar o problema significa ver a realidade dos envolvidos cuja parte espiritual é preponderante no desenrolar das ações.
Sabemos que a família se forma pela união dos laços espirituais e por isso ninguém está fora do lugar que lhe é próprio. Assim sendo, tudo que acontece no contexto familiar, diz respeito a todos e ninguém tem o direito de se omitir.
- O lar precisa respirar harmonia, tornando-se um porto seguro para seus moradores. Os mais capazes de conseguir esta façanha que se esforcem para compensar a incapacidade dos mais fracos...
- O contato amoroso deve auxiliar àquele que se acha enfraquecido pelo vício...
- O exemplo, em todos os sentidos, deve ser força viva a lembrar o que é correto...
- A atenção constante acompanhando os filhos em seu desenvolvimento não deixando que pequenos deslizes sejam deixados de lado na ilusão de que são passageiros...
- Ao primeiro sinal de perigo, ainda que seja mínimo, que a família se reúna para diálogo franco, se possível, acompanhada por pessoa esclarecida a respeito do assunto.
- Sem esquecer que o lado espiritual deve receber o apoio necessário, pois, como dissemos, somos Espíritos em jornada de aprendizado.
Falamos sobre drogas, mas outros problemas podem ser olhados da mesma maneira. Afinal, sabemos que tudo que acontece na Terra, esta dentro do padrão evolutivo do nosso Planeta.
Todos nós temos uma obra particular e intransferível no exercício do plano universal de Deus.
Busquemos Emmanuel, no livro Palavras de Vida Eterna: “Tua obra de hoje é o serviço que o Senhor te deu hoje a realizar. Faze-o do melhor modo, recordando que apesar da grandeza divina do nosso Divino Mestre, foi ele um dia, na Terra, humilde criança constituindo obra de abnegação e de amor para os braços de pobre mãe, recolhida temporariamente à estrebaria, sem conforto e sem lar.”

Nenhum comentário: