SEJA MUITO BEM VINDO AO BLOG DO GRUPO ESPÍRITA ALVORADA DA PAZ - BAGÉ, RS - BRASIL

quarta-feira, 11 de maio de 2011

COMPANHEIROS DE CAMINHADA

A tola e inútil vaidade humana enche-nos o coração de pretensões, que causam sofrimentos e igualmente nos iludem também com conseqüências desagradáveis para nós mesmos. O que somos afinal?
            Uma resposta prática: somos todos aprendizes. Iniciantes, diga-se de passagem.
            Vaidade, orgulho, para que? Não somos melhores que ninguém, nem piores. Não somos maiores que ninguém, nem menores.
            Somos todos iguais na necessidade de aprendizagem e melhoramento, apesar das diferenças, em virtude de experiências igualmente diferentes. Mas, convenhamos que estamos todos no mesmo “barco” do aprendizado, o que nos solicita, mutuamente, solidariedade e  respeito.
            Muitas vezes, idolatramos o sábio, o ídolo, ao mesmo tempo em que desprezamos o selvagem ou aquele que, em nosso julgamento, consideramos inferior. Todavia, todos – selvagens, sábios, ignorantes, bons e maus, ricos e pobres, sãos e enfermos, negros e brancos, etc. – somos todos irmãos e solidários no mesmo caminho do aperfeiçoamento intelecto-moral.
            A questão 787 de O Livro dos Espíritos, como as demais, é muito sábia. Na seqüência e desdobramentos de sua composição, há a pergunta final: Assim, os homens mais civilizados, foram selvagens e antropófagos? E a resposta magistral: Tu mesmo o foste, mais de uma vez, antes de seres o que és.
            Claro, muito óbvio. Não fomos criados prontos. Estagiamos por diferentes experiências para alcançar o que já somos. O que estão à nossa frente, igualmente. E há os que estão passando agora. Por que então desprezar, ignorar, desfazer? Por que uma postura de prepotência, vaidade, e tolo orgulho?
            Temos todos a mesma origem e a mesma destinação gloriosa na imortalidade. Os caminhos podem ser diferentes, mas a destinação é a mesma.
            E a Bondade Divina permite-nos a permuta mútua de aprendizados permanentes, uns em favor dos outros. Não é notável perceber isso?
            Estendamos, pois, nossa sintonia na construção de laços de simpatia e amizade, ampliando a fraternidade à nossa volta. Isso será altamente benéfico para todos os envolvidos.
            Aprendamos a olhar cada pessoa com a visão de companheiros de caminhada, sem desprezá-lo, nem tampouco exaltá-lo. Afinal temos todos a mesma necessidade de aprimoramento intelecto-moral, apesar das diferenças aparentes que possamos apresentar...

Nenhum comentário: