SEJA MUITO BEM VINDO AO BLOG DO GRUPO ESPÍRITA ALVORADA DA PAZ - BAGÉ, RS - BRASIL

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010


GINÁSTICA MORAL
- Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?
- Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem.
(Questão 459 de 'O Livro dos Espíritos' – Capítulo IX – Parte II)
Esta resposta da Espiritualidade provoca em muitos leitores do 'Livro dos Espíritos' certa preocupação, especialmente frente às notícias que chegam, através das reuniões mediúnicas, sobre as investidas de Espíritos renitentes no mal contra os encarnados invigilantes.
No entanto, poucos refletem sobre a amplitude da colocação dos Benfeitores Espirituais. Se os fatos confirmam que somos constantemente influenciados, em nenhum momento os Espíritos afirmaram que estamos sujeitos apenas à ação de entidades levianas e maldosas.
Pois que há Espíritos maus que obsidiam, mas também existem os Espíritos bons que protegem – os chamados Protetores, Mentores ou Bom Anjo. E nesse campo das lutas morais, quantos são os espíritas que questionam: Os Espíritos obsessores são mais poderosos que os Espíritos Protetores?
Não é que os Espíritos Protetores sejam mais fracos, mas na maioria dos casos a vontade própria das pessoas de se livrar das amarras dos obsessores não é suficiente. Algumas vezes elas não têm força suficiente para se alijar das influências perniciosas. Em outras, se comprazem.
Não há dúvida de que os Protetores podem ordenar que os Obsessores se afastem, e o fazem eventualmente. No entanto, ao permitir a luta, possibilitam ao atacado os méritos da vitória.
O embate entre encarnados e Espíritos Obsessores não se trata de enfrentamento corpo a corpo, embora também nestes casos seja o mais forte que triunfa. Aqui, a força reside na autoridade que se possa exercer sobre o obsessor, e esta autoridade está subordinada à superioridade moral.
Cabe ao encarnado trabalhar para se purificar de suas imperfeições, combatendo as más tendências e procurando sempre cultivar os bons pensamentos e sentimentos. Em outras palavras, compete a cada um elevar-se moralmente o mais possível, desta forma adquirindo os instrumentos necessários para afastar os Espíritos inferiores.
Portanto, se os Espíritos Protetores permitem que haja a influência de obsessores em nossas vidas, é para que exercitemos a perseverança, adquirindo mais força no campo do bem. Nas palavras de Kardec, "a luta é uma espécie de ginástica moral". Não existe outra receita ou fórmula mágica: vence-se um adversário fazendo-se mais forte do que ele.

Nenhum comentário: