SEJA MUITO BEM VINDO AO BLOG DO GRUPO ESPÍRITA ALVORADA DA PAZ - BAGÉ, RS - BRASIL

terça-feira, 13 de novembro de 2012


AMOR E SABEDORIA
      O amor é o sublime sentimento que está no topo de uma escada cujos degraus são constituídos pela compreensão, companheirismo, paciência, resignação, tolerância e fraternidade. Somente conseguirá vivenciá-lo, em sua plenitude, quem tiver a coragem, a determinação e a sabedoria de transpor cada degrau dessa ascensão, tendo a consciência plena dos compensadores esforços que deverá empreender.
      O amor é dotado de essência divina, desenvolvendo e prosperando nos corações daqueles que já entenderam que a vida vai muito além da sua presença física na Terra...


      É sábio quem já conseguiu compreender que a paz que sonha e a felicidade que busca serão conquistadas à partir do momento em que se predispor a servir aos irmãos do caminho. Plantando a alegria e a esperança nos corações alheios, por reflexo, tais benesses florescerão também no seu.
      Em realidade, ninguém conseguirá viver satisfatoriamente no egoísmo e no isolamento. Somos seres gregários e como tal jamais podemos olvidar a necessidade da vida em sociedade, onde o que sabe mais precisa ajudar o menos dotado intelectualmente, o mais forte deve amparar o debilitado, o mais rico não pode esquecer os menos aquinhoados com recursos materiais e assim por diante.
      O amor e a sabedoria, as duas asas que nos permitirão voar em direção a evolução espiritual, meta proposta a todos nós pelas Leis Divinas, necessitarão estar em equilíbrio. Pela sabedoria, teremos ampla consciência dos nossos deveres e obrigações como filhos de Deus, perante a família universal e pelo amor entenderemos a urgente e imprescindível razão em trabalharmos arduamente pela humanização social.
      Se até o presente momento ainda não logramos viver, aqui na Terra, no âmbito do clima de serenidade desejado, obviamente é porque persistimos em seguir na contra-mão da lógica e do bom senso, significando entender a nossa preferência em afrontar as orientações claras que há muito tempo nos foram passadas por Jesus Cristo; "amai-vos uns aos outros" ( João 15,12).
      Aquele que já consegue se sensibilizar pelos dramas e tormentos que incendeiam a vida do próximo e se propõe, dentro do possível e mediante suas possibilidades, a prestar-lhe algum tipo de socorro demonstra que a sabedoria e o amor, mesmo que ainda em estado latente, moram nas entranhas do seu coração.
      E no mundo, não existem palavras capazes de exprimir os valiosos sentimentos do amor vivido e o serena sensação de paz que exalam dos corações altruístas e generosos. Somente quem ama consegue sentir e não há como transferir tal experiência. Cada qual somente poderá conhecê-la se aprender a amar.
      Ao nosso redor, todos os dias, a Providência Divina nos coloca uma gama enorme de possibilidade para que desenvolvamos a sabedoria e o amor, basta que observemos atentamente as circunstâncias que se destacam.
      Um filho solicitando atenção, um familiar carecendo de amparo, um vizinho vivendo na solidão, um amigo passando por dificuldades financeiras momentâneas, um desempregado implorando por trabalho, uma mãe desesperada por não ter alimentação a oferecer aos filhinhos, um jovem desorientado, uma criança sem lar, um idoso vivendo ao relento, um estudante sem condições de arcar com as despesas da escola, um adulto entregue a viciações tóxicas. O campo para que vivamos com sabedoria e amor é vasto, aproveitar as oportunidade deflagradas é uma decisão que cabe a nós, somente.

Nenhum comentário: