SEJA MUITO BEM VINDO AO BLOG DO GRUPO ESPÍRITA ALVORADA DA PAZ - BAGÉ, RS - BRASIL

domingo, 20 de novembro de 2011

DESPERTAR E CRESCER
        Não basta apenas viver, imprescindível se torna saber, com consciência, como viver, pensando na aquisição definitiva dos valores que nos atestarão, no futuro, a conquista da paz e da felicidade.
        Sem dúvida, caminha a humanidade, em busca de serenidade, no entanto diante das realizações do presente, provado está que ainda não conseguiu o sucesso desejado.
        Movimenta-se a criatura, em direções variadas, atua, age, reage, faz e desfaz, mas continua mergulhada no pantanal do sofrimento, embora saiba que poderá sair dele, mas aturdida e confusa, procura por caminhos equivocados e tortuosos que acabam por gerar ainda mais desacertos.
        Em verdade, as lições inequívocas e imorredouras do Cristo, embora extremamente difundidas  por todos os setores das sociedades, encontra pouca aplicabilidade no coração dos homens.
        Sabemos que o perdão é a melhor saída no contexto social em que vivemos, visando a criação de um ambiente saudável e fraterno entre as pessoas, no entanto, relutamos em esquecer aqueles que nos ofendem.
        Sabemos que o amor é capaz de superar diferenças e esquecer a ingratidão, no entanto, temos imensas dificuldades em compreender os que, por ignorância, nos causam algum tipo de dano.
        Sabemos que a caridade para com as crianças é o melhor caminho para ajudá-las a crescer num clima de afetividade, no entanto, declinamos muitas atenções e carinho para com os nossos filhos, sem muitas preocupações para os filhos dos outros.
        Sabemos que o silêncio, em muitas ocasiões é comportamento de extrema validade, no entanto, preferimos debater verbalmente com aqueles que de alguma forma, emitem opiniões diferentes das nossas.
        Sabemos que a paciência é ferramenta indispensável dentro do lar, onde residem aqueles que Deus juntou para colher experiências de vida, no entanto, por descuido e mesmo indiferença, acabamos por ferir e magoar a quem mais amamos.
        Sabemos que a perseverança e a determinação devem ser cultivadas com esmero e atenção, pois que as dificuldades da vida são muitas e precisam ser superadas, no entanto, temos uma grande tendência e propensão para o desânimo e abatimento, ante os desafios que vamos enfrentando.
        Sabemos que somente conseguiremos formar uma sociedade mais humana a partir da nossa humanização, no entanto, preferimos exigir tal virtude nos outros sem nos preocuparmos em desenvolvê-la em nós primeiro.
        Sabemos que o progresso social do mundo é trabalho gigantesco e urgente, que devemos empreender sem demora, no entanto preferimos esperar pelo esforço alheio, deitando lamentações e críticas quando alguém provoca escândalos, enquanto ficamos de braços cruzados.
        Em verdade ainda não despertamos para os reais valores da vida. Não tomamos a devida consciência do que devemos fazer para ser feliz. Percebemos que andamos equivocadamente, mas nos falta coragem para mudar.
        O ensinamento está à nossa disposição: “Acorda, tu que dormes”... Continuar dormindo, mergulhado no sofrimento ou acordar para sublimidade da vida, em busca da felicidade e paz que queremos, indiscutivelmente, é tarefa que nos compete.

Nenhum comentário: