SEJA MUITO BEM VINDO AO BLOG DO GRUPO ESPÍRITA ALVORADA DA PAZ - BAGÉ, RS - BRASIL

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

   PEQUENAS ATITUDES
  “Felizes daqueles que espalham a esperança, mas bem-aventurados sejam os seguidores do Cristo que suam e padecem, dia a dia, para que seus irmãos se reconfortem e se alimentem no Senhor”. ( Emmanuel, no livro “Fonte Viva”, item 74, psicografia de Francisco C. Xavier).

      A sociedade que temos, no momento, não é o oásis de paz e serenidade que idealizamos, no entanto não podemos ignorar que o processo evolutivo não dá saltos, tudo deve seguir uma lógica dentro da maturidade humana e cada um de nós, no contexto das possibilidades que sustentamos, precisamos oferecer nossa cota de contribuição, visando as melhorias que desejamos.
      Ninguém, por certo, conseguirá dar mais do que pode, mas se torna imprescindível e necessário o esforço comum, mesmo no contexto da superação pessoal, para que consigamos, o mais breve possível, promover os avanços sociais e morais que pretendemos.
      Obviamente, é pouco provável que sejamos convocados para a realização de grandes tarefas no mundo, mas sim chamados pela Providência Divina para o exercício das pequenas ações, que somadas redundarão nas melhorias que todos queremos.
      Atitudes solidárias como cumprimentar as pessoas com um sorriso abre sempre perspectivas para um bom entendimento entre os seres humanos, facilitando sobremaneira a salutar convivência social.
      A fraternidade em nosso comportamento permite que os irmãos do caminho encontrem motivação e ânimo para nos relatar, se precisarem, um problema ou uma dificuldade que podemos ajudar a resolver, muitas vezes despendendo apenas um pouco de tempo.
      O atendimento feito com gentileza e cortesia a um cliente num estabelecimento comercial, por certo, nos permitirá ganhar um novo amigo, e, a amizade, sem dúvida, é um dos maiores patrimônios que podemos amealhar sobre a Terra.
      Dirigir atenção, carinho e cuidados a uma criança ou a um adolescente, mesmo que não o conhecemos, é um gesto que dirá àquele pequeno ser em formação que ele é importante e merece ser tratado com consideração e respeito, o que muito contribuirá para a estruturação do seu caráter.
      Aos jovens nossa demonstração de dignidade, respeito ao próximo, dedicação ao trabalho, preservação dos valores reais da vida, abstinência alcoólica, tabagista e principalmente a honradez, são indicadores dos caminhos adequados que eles também terão necessidade de percorrer se realmente desejarem uma vida de paz e tranqüilidade intima.
      Sejamos pais participativos, presentes, atuantes na vida dos filhos, entendendo que a paternidade além de ser um gesto de extrema confiança Divina é uma atribuição de imensa responsabilidade, pois que os genitores estarão formando novos componentes que integrarão a sociedade, levando a ela boas ou más influências.
      Parar um instante a nossa corrida dentro da vida para poder ouvir, com atenção, alguém que vive momentos de angústias e aflições é procedimento digno e valioso para a solução de inúmeros dramas que, muitas vezes, apenas precisam palavra amigas ou o apontamento de um novo roteiro na seqüência dos dias.
      Observar as carências e as necessidades de um idoso, seja ele quem for, procurando compreender os limites que a vida lhe impôs, atuando com paciência e dedicação, conseguimos melhorar a qualidade de vida dele projetando-lhe mais conforto e serenidade.
      Ajudar a conseguir um emprego a um chefe de família em dificuldades financeiras não é tarefa difícil e pode evitar que num momento de desespero o desempregado tome deliberações que comprometam toda a sua família.
      As grandes realizações, aquelas que promovem profundas mudanças no seio social não são fácies de serem implantas, então melhor será a concretização das pequenas tarefas, quotidianamente, realizadas por cada um de nós, onde poderemos construir, sem muito alarde, o ambiente de paz e serenidade que desejamos viver.
      Contribuamos, então, com pequenas, mas salutares atitudes...

Nenhum comentário: